sexta-feira, março 25, 2005

Blog no endereço

As plataformas disponibilizadas pelo blogger são excelente para quem pretende criar uma presença na Internet em poucos minutos. Mas como todos tendemos para um certo prefeccionismo, rápidamente queremos adicionar links, fotos, formatar texto, colocar contadores e uma imensa panóplia de utilitários disponiveis com o objectivo de tornar a nossa presença mais útil e agradável.
Em alguns blogs encontra-se a seguite questão: porque se encontram tão poucos blogs referentes a tecnologia?
A esta questão respondo com outra já aqui apresentada noutro post: O que é um blog ou O que é realmente necessário para um blog ser efectivamente um blog?
O Cidadão Jornalista é um blog recente com objectivos bem definidos. Contudo já criei e participei noutros inicialmente alojados nesta mesma plataforma, o blogspot, mas passados alguns meses migrado para um novo domínio onde tecnicamente já tudo era possível realizar, estando apenas limitado pela imaginação e pelo tempo. Para aqueles que acompanham as questões técnicas basta dizer que podia utilizar de forma quase ilimitada o PHP e o MySql.
Ao migrar o meu blog esqueci-me de algo, embora mantendo o formato (qual formato?) nada deixava perceber que se tratava de um blog (um log de bocas) mais parecia um portal.
Alterei o nome por forma a incluir o conjunto de letras BLOG no endereço.

A blogosfera é um meio com um tremendo potêncial. Como já se dizia há 100 anos o seu valor está relacionado com o quadrado do numero de participantes.

Por isso deixo aqui um desafio para a última inscrita no "Jantar da Caixa" : Crie um pequeno blog onde faça referência ao seu excelente site de fotografias sobre texturas.

quinta-feira, março 24, 2005

O Livro de Estilo

Todos os cidadãos jornalistas deste país deveriam possuir um exemplar do trabalho publicado em Março pelo "Público - Comunicação Social, SA".
Nesta segunda edição são tratados temas importantes para todos os que pretendem comunicar com um vasto auditório.
Ética e deontologia. Critérios, géneros e técnicas. Anexos com legislação fundamental a quem publica.
Um excelente trabalho, o culminar de muitos anos de trabalho sempre na senda de se tornar a conseguida referência jornalistica em Portugal.

Os novos cidadãos jornalistas

Foi lançada em Portugal a tradução da obra Nós os média de Dan Gillmor.

nós os média

O autor descreve um novo veiculo onde novos produtores/consumidores de informação partilham o espaço dos média tradicionais e com eles trocam informação.

Defende também a tese que "nada será como dantes" e que todos teremos a ganhar com o numero crescente de actores. Corporações, cidadãos, sociedade, todos irão ganhar com o aumento da criatividade, transparência e equilíbrio de interesses corporativos que caracterizam as sociedades mais avançadas onde todos defendem os seus interesses e não apenas um reduzido numero de cidadãos.
A obra aborda também questões legais e de credibilidade dos seus editores.

Informação mais detalhada aqui.

Parabéns Pandora

A blogosfera mais uma vez vai descer do Virtual ao Real ainda que apenas por umas horas. Será o décimo encontro de blogueiros nacionais desta vez a realizar em Lisboa.
1º Aconteceu no Minho em 18 e 19 de Setembro de 2003, promovido por estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade do Minho.
2º 30 de Outubro na Sociedade de Geogafia de Lisboa.
3º Em 22 de Maio coube a vez a Ourém receber esta gente que se desloca de todo país. A livraria som da tinta recebeu mais de 20 participantes.
4º 1 de Junho de 2004 no Alandroal - Organização de Luis Tátá ou Zecatelhado.
5º 18 de Setembro de 2004 - organizado pelo Tadechuva
6º 6 de Novembro de 2004 - Organizado pelo NiconMan em Beja contou com 26 Bloguistas e acompanhantes. O Paulo Querido e o seu pinguim também estiveram presentes.
7º 11 de Dez de 2004 organizado pelo Fomiguinha Atómica
8º 12 de Fevereio de 2005 - Encontro dos Adegueiros promovido pela grilinha
9º Coimbra em 26 de Fevereiro de 2005 organizado pelo Pastel de Nata e pelo Alex.

10º Encontro/Convivio/Jantar/Aniversário/Paletra/Conferência informal
A acontecer em 2 de Fevereiro de 2005 a preto e branco. Organizado pela Pandora e pelo Fernando.
Vamos ver o que nos reserva o dia 2, quando a caixa for aberta.

Quem quiser participar pode utilizar o seguinte botão até ao dia 29:


Inscrições aqui!
talher.jpg



Encontro de Blogueiros; Jantar de aniversário da caixa de pandora